FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra há mais de 50 anos forma e especializa profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, baseada na tríade ensino, pesquisa e extensão.

A Sociedade Universitária John F. Kennedy (SUNEDY) foi criada no dia 4/6/66 com o objetivo de angariar fundos para formar o patrimônio inicial da Fundação Universitária Sul Fluminense (FUSF). Posteriormente, denominada Fundação Educacional Severino Sombra, Entidade Filantrópica, sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública, mantenedora da Universidade e demais órgãos suplementares.

Em 29/01/67, em assembleia realizada no salão nobre da Câmara Municipal de Vassouras, foi instituída a Fundação Universitária Sul Fluminense – FUSF e o Prof. Severino Sombra de Albuquerque foi eleito, por unanimidade, seu Presidente ”ad vitam”. Em maio do mesmo ano foi conseguido, junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, a cessão de uso do Palacete Barão de Massambará para a implantação da Faculdade de Medicina, autorizada a funcionar em 13/12/68, dando origem ao embrião da Universidade.

Após encaminhamento da Carta-Consulta e de uma série de visitas das Comissões de Acompanhamento do MEC, é credenciada através de Decreto do Presidente da República, publicado no DOU de 04 de julho de 1997, a Universidade e, seu idealizador, Professor Severino Sombra, vê seu grande sonho transformado em realidade, motivo de grande júbilo para professores, alunos, funcionários, bem como toda a comunidade.

Desde sua fundação, a Medicina de Vassouras figura como uma das mais renomadas escolas médicas do país. Única universidade privada da região sul fluminense, oferece diversos cursos de graduação, nas áreas de Saúde, Tecnológicas e Exatas, Humanas, e Sociais, além de cursos de pós-graduação: Especialização, MBA e Mestrados.

Atualmente a Fundação Educacional Severino Sombra é presidida pelo Administrador Gustavo Oliveira do Amaral.

Sinônimo de desenvolvimento na área da Educação e Saúde