Vassouras

Vassouras, a Princesinha do Café, é uma das cidades mais bonitas do interior do estado do Rio de Janeiro. No coração do Vale do Café, o município foi um grande centro cultural, político e econômico do Brasil oitocentista e ajudou a sustentar a economia do Segundo Reinado. É um dos berços da história e da diversidade cultural brasileira.  

Hoje, Vassouras é uma cidade histórica, turística e universitária, onde você encontra beleza e tranquilidade. Detentora de um rico patrimônio cultural material e imaterial, composto por suntuosas fazendas históricas remanescentes dos tempos áureos do café, por um conjunto paisagístico e urbanístico tombado pelo IPHAN formado por um casario de época com belíssimas construções, entre casarões, sobrados e palacetes, pelo Jongo, pela Capoeira, pela Caninha Verde, pelo Calango e pelas Folias de Reis. Com um povo hospitaleiro, cheio de histórias e de estórias pra contar.  

 
Vassouras está bem localizada no mapa. Próxima dos principais centros metropolitanos do sudeste, é cortada pela BR 393 – que liga o sul ao nordeste brasileiro. Está a 100 km da capital fluminense e relativamente próxima de São Paulo e Belo Horizonte. 

​O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha.